quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Dinheiro jogado fora: Prefeitura não sabe o que fazer com relógio dos 400 anos; Iphan manda tirar


O relógio instalado na saída da ponte São Francisco, no sentido São Francisco-Centro, que fazia a contagem regressiva para o ano dos 400 anos de São Luís, está desativado desde o último dia 08, data exata do aniversário de São Luís. O contador regressivo, que foi instalado desde o dia 31 de dezembro de 2011, e apresentou ao longo dos oito meses de utilização, vários problemas técnicos, não tem até agora um destino definido.

A função principal, segundo o Coordenador dos 400 anos o professor Sofiane Labide, era a contagem para a chegada dos 400 anos. "A função dele (relógio) foi cumprida, era exclusiva para contagem regressiva dos dias que antecediam o ano dos 400 anos, que começou agora a partir do dia 08 de setembro", declara.

O coordenador, ao falar com a reportagem do portal de O Imparcial, informou que a parte mecânica do objeto, pode ser utilizada para outros fins, e que já teve outras idéias para o relógio. Entre as propostas, estão a continuidade da contagem dos 400 anos, utilização para informações metereológicas ou ser removido para outra área da cidade.

Segundo informações da Superintendente Kátia Bogéa, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Iphan, o prazo para a retirada do relógio, já se extinguiu. "Nós fizemos um acordo e demos uma licença provisória para a instalação do relógio. No acordo, o relógio deveria ser retirado no ato do aniversário dos 400 anos, o que não foi feito até agora", enfatiza a superintendente.

Ela informa ainda, que ontem, 11, foi expedido um oficio, dando o prazo de 15 dias corridos para a retirada do relógio. "Nós demos um prazo inicial e até agora não foi cumprido. O oficio é um lembrete do acordo e creio que o prazo é suficiente para a retirada total do objeto", afirma Kátia Bogéa.

As comemorações dos 400 anos da cidade, segundo o calendário da coordenação do evento, se estendem até o fim deste ano, com várias programações, em toda a cidade. Mas, o destino final do relógio não foi definido pela comissão. "Nós não definimos o destino final do relógio, na quinta-feira, teremos umareunião com Secretaria Municipal de Obras Publicas (SEMOSP), para definirmos para onde o relógio será enviado", revela Sofiane Labidi.

A Superintendente do Iphan é categórica em relação as divulgações que são feitas no local e afirma ainda que o Instituto não dará mais nenhuma autorização à prefeitura para colocação de qualquer outro objeto no local. "Essa autorização foi extraordinária e não será dada nenhuma outra, portanto o local terá que ficar livre de qualquer divulgação visual".

O Imparcial.

0 comentários:

Postar um comentário